Contato: 77 3425-5800/ 8802-1157

Blog

Casa ou apartamento? Qual é a melhor opção para moradia

Artigo onde relato a partir de minha experiência as vantagens e desvantagens de morar em casa térrea ou em apartamento. Segurança, espaço, vagas de garagem, entre outros pontos.

Já morei em apartamento e confesso que gostei e gostaria ainda de voltar a morar em ap. Mas quando analiso a relação entre casa e apartamento, vejo vantagens e desvantagens em cada um deles, portanto não é possível dizer com certeza qual é a melhor opção para moradia, mas acredito também que os dados abaixo poderão ajudar à aqueles que nunca moraram em ap. a tomar uma decisão.

Casa
Espaço
Uma das principais características de uma residência em casa é o espaço que geralmente é bem maior. Dependendo do terreno é possível fazer múltiplas moradias, fazer alterações na planta do imóvel, entre outros.

Multiuso
A casa tem ainda a característica de ser multiuso, ou seja, dá para fazer dela moradia e as vezes empresa junto. Escritórios anexos, oficinas, salão de beleza, entre outras atividades geralmente é possível.

Vagas de garagem
Em um mundo abarrotado de automóveis, não é só nas ruas que os espaços ficam disputados por carros, isto também acontece nas garagens. Muitas casas permite a entrada de vários automóveis ao contrário dos apartamentos onde essas vagas são limitadas e fixas

Independência
Outra característica importante é a independência do imóvel. Você pode fazer reformas com mudanças estruturais, pode aumentar a cozinha, fazer mais um quarto, uma varanda, dobrar o tamanho da lavanderia, entre outras mudanças. Desde que o terreno e a planta do imóvel permitam. No caso de apto isto não acontece e você terá sempre o mesmo espaço.

Apartamento
Segurança
A segurança sempre é invocada para defender a opção por apto. De fato é um fator favorável, especialmente se você tiver uma portaria monitorada e controle de acesso ao prédio. É claro que isso não garante 100% de segurança, mas ajuda.

Localização
Morar um local privilegiado as vezes é complicado, isto porque são locais caros e comprar uma casa em regiões centrais das cidades ou em regiões próximas a centros comerciais, por exemplo, pode custar muito dinheiro e as opções são poucas. Geralmente nesses locais os apartamentos são mais comuns o que facilita encontrar esse tipo de imóvel seja para compra ou locação.

Barulho
Mas tem algo que incomoda bastante nos edifícios residenciais que são os casos comuns de barulho. Eu tive um vizinho que me incomodava bastante com o som. Por vezes tive que reclamar com o síndico, mas é uma situação chata, especialmente quando você precisa fazer isso mais de uma vez. Lembro ainda de algumas moças que moravam no piso abaixo do meu. Elas tinham o hábito de sair a noite e chegar bem tarde, especialmente nos finais de semana. Eu ouvia os passos delas com os sapatos toc toc, abrir e fechar guarda-roupas, entre outras coisas. É claro que tem edifícios que tem projetos acústicos que minimiza este problema, mas em muitos casos ele ainda é comum.

Espaço
Se uma das vantagens da casa é ter espaço, aqui é o inverso. É claro que existe apartamento de todo tamanho e há casos que eles são enormes, mas em boa parte dos casos eles são bem pequenos. Com esta onda de venda de imóveis atualmente tenho visto muitos lançamentos com apartamentos muito pequenos. O grande problema aqui nem é sempre os quartos, sala ou até a cozinha, mas a falta de opção externa. Sabe aquele quartinho no fundo da sua casa onde é possível encontrar de tudo? Pois é, nos aptos eles não existem, pelo menos não na maioria dos casos.

Escada ou elevador?
Outro ponto que você deve avaliar bem é se o prédio onde você pretende comprar ou alugar tem escadas ou elevador. Em prédios com poucos andares é comum não ter elevador e embora seja uma vantagem, pois o condomínio geralmente é mais barato onde não tem elevador, há um problema sério a ser considerado. Eu morava no terceiro andar e não tinha elevador. Agora considere você chegar em casa depois de ir no supermercado ou quando precisar subir e descer carregando seus filhos?

Conclusão
Eu moraria tranquilamente em apartamento novamente, mas minha esposa não gosta muito da ideia. Acho que cada caso é um caso e é preciso analisar seu estilo de vida, suas necessidades e claro, dar uma olhada nos tópicos acima com bastante seriedade antes de tomar uma decisão.

 

0 Comments

Deixe um Comentário